(51) 3616.3108 | 3616.3109
administracao@gramadoxavier-rs.com.br
Você está em:
A Cidade

CULTURA


Colonos italianos

O município de Gramado Xavier em seus registros início historicamente com duas famílias, que viviam, 90 anos atrás, distante dois quilômetros da cidade atual. Um deles era Custódio Xavier, cujo sobrenome dá denominação à cidade, pois na região havia vários pontos conhecidos por “gramados”, lugar que serviam de parada para tropeiros condutores de tropas, animais e produtos entre a Zona Colonial, na baixada, e a do Planalto.

O contingente populacional que migrou ao povoado que veio a dar origem ao município de Gramado Xavier era constituído, basicamente, de elementos de ascendência italiana. Eles vieram para essa região dentro do contexto das migrações internas ocorridas no início deste século, embora na região já vivesse uma pequena população de lusos, denominados pelos italianos de “nacionais”.

O principal acesso ao município se dá pela RSC 153. Faz limite com os municípios de Barros Cassal, Sinimbu, Boqueirão do Leão e Lagoão.  

A EXPOSERRA é o maior evento realizado pelo município, a cada dois anos, em soma a esta festa é realizado também as coroações da nova corte de soberanas. A Exposerra tem duração de três dias e ocorre no mês de dezembro, no dia 08 é a data do aniversário do município. O evento conta com diversas atrações, shows, lonões com feiras para comércio, praça de alimentação e apresentações variadas. A maior parte da programação ocorre na Praça Central e no ginásio da comunidade católica Giespa.

 

Prefeitura Municipal de Gramado Xavier
Av. Santa Cruz, 1083
- Gramado Xavier | Rio Grande do Sul | CEP: 96875-000
(51) 3616.3108 | 3616.3109 | administracao@gramadoxavier-rs.com.br