13/09/2017
O Desfile Cívico de 7 de setembro mobilizou a população
O evento contou com apresentações das escolas, da Banda Marcial Fortaleza e do 7º BIB, de Santa Cruz do Sul

Organizado pela Secretaria de Educação e Cultura do município, o Desfile Cívico de 7 de setembro mobilizou as escolas municipais e a estadual, alunos e profissionais da educação. A Brigada Militar, o 7ª Batalhão de Infantaria Blindada – BIB, de Santa Cruz do Sul, a Banda Marcial Fortaleza, de Rio Pardo e a população em geral também participaram, contabilizando em torno de um mil pessoas no evento.

A primeira apresentação ficou por conta da banda do 7º BIB, da Banda Marcial Fortaleza e da Banda da Escola Margit Kliemann, do estado. Logo em seguida as autoridades presentes realizaram a abertura oficial do evento. O Secretário de Educação e Cultura Luiz Homero Groff, o prefeito Claucir José Mafi, e o Capitão Manoel Messias Marques, que junto com a banda de músicos do 7º BIB, entoou o Hino Nacional. O Hino Rio-Grandense foi entoado pela Banda Marcial Fortaleza.

A primeira escola a se apresentar foi a escola Margit Kliemann, do estado. O tema da escola era a Paz. A segunda escola foi a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI, Cantinho da Criança, com o tema Cultura Popular. O primeiro pelotão da escola representou a maior festa popular brasileira, o Carnaval. O segundo pelotão apresentou duas grandes festas populares brasileiras, o frevo e o Bumba meu boi. E o terceiro e último pelotão representou as tradicionais festas juninas.

Depois da EMEI, se apresentaram as escolas Municipais de Ensino Fundamental- EMEFs Lúcia Hoppe, Amâncio Ferreira, João Moré, Espírito Santo e Tomás Antônio Gonzaga. A terceira escola foi a EMEF Lúcia Hoppe, que tinha como tema a Cultura Indígena.

A quarta escola foi a EMEF Amâncio Ferreira, que tinha como tema a cultura Afro-brasileira. A escola deixou como pensamento a mensagem de Nelson Mandela. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

A quinta escola a se apresentar foi a EMEF João Moré, que tinha como tema a Cultura Italiana. A qual possui muitos descendentes em Gramado Xavier.

A sexta escola foi a EMEF Espírito Santo, que tinha como tema a Cultura Alemã. O primeiro pelotão da escola representou a imigração alemã no estado. O segundo pelotão foi a representação da imigração alemã no ano de 1824. O terceiro pelotão representou a colonização alemã no município de Gramado Xavier. O quarto pelotão apresentado pela escola representou as festas, a culinária, os jogos e a arquitetura alemã. O quinto pelotão apresentou as cidades do Rio Grande do Sul que foram colonizadas pelos alemães. O último pelotão apresentado pela escola representou uma das maiores festas do estado, a Oktoberfest, que é uma festa trazida ao país pelos alemães.

A última escola a se apresentar foi a EMEF Tomás Antônio Gonzaga, que tinha como tema a Cultura Gaúcha. O primeiro pelotão tinha a faixa, “Os símbolos da cultura gaúcha fazem parte da nossa vida”. O segundo pelotão apresentou os esportes e o lazer no estado. O último pelotão apresentou a dança como expressão do tradicionalismo.

Assim que encerrou as apresentações das escolas, o grupo de trilheiros Tribo da Trilha atravessou a avenida com jipes, gaiolas e motos de trilha.

Logo em seguida, a banda do 7º BIB de Santa Cruz, comandada pelo Capitão Manoel Messias Marques, composta por sargentos, cabos e soldados da unidade, iniciou o desfile do 7º BIB de Santa Cruz do Sul. Comandado pelo Coronel Kurt Everton Werberich, a Guarda-Bandeira atravessou a avenida. Seguida pela 1ª Companhia de fuzileiros blindada, comandada pelo Capitão Gustavo Henrique Bonomini.

E para encerrar os trabalhos, a Banca Marcial Fortaleza, de Rio Pardo, realizou sua apresentação. Com a banda de música e com o corpo coreográfico, que apresentou lindas coreografias.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui.